CCZ de Campos amplia polos da campanha de vacinação antirrábica

Foto: Luís Macapá/Arquivo

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ampliou o número de polos da Campanha de Vacinação Antirrábica, que começou na última segunda-feira (12). Além da sede do órgão, no bairro Pecuária; Hospital Veterinário da Uenf e Universidade Salgado de Oliveira (Universo) foram disponibilizados mais sete locais. Os polos funcionam das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30. A campanha segue até o dia 27 de setembro.

Agora, os donos de cães e gatos também podem buscar a sede da Guarda Civil Municipal (GCM), os Pontos de Apoio (PA) dos agentes de combate a endemias na Penha (ao lado do CSU) e na Praça em frente à UBD do Jóquei; Lar Cristão; Universidade Estácio de Sá; Igreja Batista do Parque Cidade Luz e Educandário São José Operário, para imunizar seus bichinhos contra a raiva.

A imunização é indicada para animais a partir dos 4 meses de vida e, para vacinar, é preciso que os bichinhos estejam sadios. Além disso, é aconselhado que, na hora da vacinação, os gatos sejam levados ao local em caixas de transporte e os cachorros com coleira, peitoral ou guia. Na hora da vacina, os responsáveis pelos animais precisam ser maiores de idade.

Segundo a coordenadora da campanha, a médica veterinária Francimara de Araújo, a Campanha de Vacinação Antirrábica está sendo intensificada até setembro, devido ao adiamento da distribuição das doses de vacinas.  A Secretaria Estadual de Saúde emitiu no último mês uma Circular (Veja ABAIXO) informando sobre o atraso na entrega e cancelamento da programação que havia sido feita.

Após a regularização, será discutida a Campanha Estadual. – Com esse período sem a chegada das vacinas, este ano não teremos o Dia D. Por isso, criamos estes polos estratégicos para atingir um grande número de animais de estimação. É essencial que os seus donos os levem para garantir a vacinação e a saúde dos pets. A vacina antirrábica protege contra a raiva – destacou.

Fonte: SupCom/PMCG