Seag participou de Seminário promovido pela Contag

Jovens do Nordeste e Sudeste se reunidos no Seminário Regional da Juventude da Sucessão Rural – (Foto: Divulgação/Seag).

Com o objetivo de apresentar temas a serem levados ao encontro nacional, que ocorrerá em abril de 2020, em Brasília, aconteceu nessa quarta-feira (2), o Seminário Regional da Juventude e Sucessão Rural, no Sítio Riacho das Pedras, em Guarapari. O encontro reúniu cerca de 130 jovens das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil.

O evento tem o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e é promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), representada no Estado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Espírito Santo (Fetaes).

O seminário Sul/Centro-Oeste foi realizado em setembro, em Canela, no Rio Grande do Sul, reunindo cerca de 70 jovens. Ainda este mês, entre os dias 21 e 23, será realizado, em Manaus, no Amazonas, o encontro com representantes do Norte do País.

O que será realizado neste seminário?

Além dos debates, no seminário são realizadas oficinas como, por exemplo, a criação de uma rádio amadora. Alguns desses jovens que moram em localidades onde não existem emissoras de rádio tiveram a oportunidade de, na prática, criar chamadas (spots) de rádio para o evento nacional que acontece no ano que vem. Também foram realizadas palestras apresentando casos de sucesso da juventude dentro da perspectiva de sucessão nas propriedades rurais.

Para o assessor técnico da Subsecretaria de Aquicultura, Pesca e Desenvolvimento Rural Sustentável da Seag, Vinícius Soares da Costa, o evento vem atender às necessidades do jovem que vive no campo.

A importância do evento

“A importância desse evento é dar voz a essa juventude rural e ouvir dela quais são as suas demandas, prioridades, o que ela tem pensado a respeito das atividades no campo e o que tem esperado a respeito da sucessão nas propriedades. E isso ocorre de uma forma muito representativa, já que une jovens de duas regiões, Sudeste e Nordeste do País. Ouvindo essa juventude rural a gente consegue ter, de forma ampliada, a noção das suas necessidades e urgências”, afirmou.

Costa ressalta a participação da Secretaria de Agricultura no evento e seu importante papel institucional nesse processo.

Seag e os trabalhos com a juventude rural e sucessão

“A Seag tem a perspectiva de retomar os trabalhos com a juventude rural e a sucessão. Estamos aqui para obtermos mais informações, para entender melhor os anseios da juventude, para que possamos ter mais programas e políticas públicas formatadas e que atendam às necessidades dos jovens no meio rural”, explicou.

Fonte: Ascom/Seag ES

Deixe uma resposta